sábado, 11 de outubro de 2008

Distância Transaccional

A nível da Educação à distância, a distância transaccional valida a função do diálogo e da estrutura.
Segundo Moore (1980), esta distância seria tanto mais curta quanto a integração do aluno no ensino. Se houver diálogo frequente entre o instrutor e os estudantes, haverá uma distância transaccional mais curta. Deste modo, à distância mais longa assemelha-se uma elevada estrutura e diálogo baixo; e a distância transaccional mais curta é sinónimo de baixa estrutura, mas elevado diálogo.
Na sequência de uma explicação à distância transaccional, Moore e Kearsley (1996) fizeram surgir a Teoria da Distância Transaccional. Esta teoria foi formada a partir das componentes autonomia do estudante, diálogo e estrutura.
No entanto, a par da Teoria da Distância Transaccional e de experimentações realizadas a um grupo de 30 estudantes (Saba e Shearer; 1994) verificou-se que a distância transaccional é directamente proporcional ao diálogo, mas inversamente proporcional à estrutura.
A autonomia e independência do aluno na Educação à Distância, segundo Garrison e Bayton (1987), são importantes para este tipo de ensino mas não foram detidos como sinais de resultados bem definidos. Assim, estes autores sugerem que, quer a autonomia, quer os elementos de distância transaccional estão interligados de uma forma conjunta.
Apesar dos estudos realizados anteriormente, nenhum deles destacou o significado ou implicações da distância transaccional. A Teoria da Distância Transaccional interliga-se com os resultados dos alunos em diversas variáveis, contudo tem funcionado como teoria descritiva ao invés de preditiva.

1 comentário:

Administrador disse...

Estamos todos à distância de um clic!
Bom trabalho!
Sofia